Cemitério Senhor Bom Jesus
(Batatais – SP)
(Batatais – SP)
Existem algumas hipóteses controvertidas acerca da origem do significado em torno do nome da cidade de Batatais. Um das vertentes diz que a origem do nome Batatais deu-se em função das extensas plantações de batatas, feitas pelos índios e descobertas pelos primeiros habitantes. Outra vertente atribui o nome ao tupi, EMBOITATA (ou Boitatá), que significa cobra de fogo, que na crença dos índios, era o “gênio que protegia os campos contra incêndios” (CARDOSO, 2001:147). Essas definições são, porém, por demais frágeis.
Outra versão, que parece mais consistente, considera que os termos “batatal” ou “batataes” aparecem comumente em documentos setecentistas, referindo-se não a plantações de batatas, mas a locais que se extraia ouro, ou mesmo como método de extraí-lo. Diante de tanta controvérsia em torno do nome da cidade, o que se pode afirmar é que em 05 de agosto de 1728, Antônio da Silva Caldeira Pimentel, Governador da capitania de São Paulo, concedeu carta de sesmaria a Pedro Rocha Pimentel, situada no “campo dos Batataes no Caminho dos Guayazes passando o mato da Corda no primeiro ribeiro entre o rio Pardo e o Sapucahy.”
Essa doação de sesmaria é, por assim dizer, a certidão de nascimento de Batatais. O município só foi elevado à categoria de cidade em 1875. O Cemitério Senhor Bom Jesus, fundado no século XIX, foi batizado com o nome do padroeiro da cidade. Ele foi construído no período áureo da monocultura cafeeira da região. Apropriou-se de túmulos de boa feitura artesanal, condizentes com o estilo eclético da época, realizados em sua maioria, por marmoristas oriundos da imigração italiana.
O Cemitério Senhor Bom Jesus está localizado na parte central da cidade de Batatais, na Rua Rio Grande do Norte, rodeado por residências, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. O portão de entrada dá para a Rua Monsenhor Alves, que nos conduz à Matriz da cidade. Na sua topografia plana agrupa monumentos funerários construídos em mármore de Carrara, datados dos séculos XIX e XX. Ele é administrado pela prefeitura municipal de Batatais.
Dentre os personagens importantes enterrados no Cemitério Senhor Bom Jesus, estão: Capitão Evaristo de Campos Leite, Capitão Francisco Alves Fagundes, Anna Francisca do Valle, Antônio Augusto Lopes de Oliveira, Anna Cândida de Jesus, Capitão José Andrade Dinis Junqueira e Capitão Antônio Correia de Souza.
Este cemitério convencional secularizado tem como particularidade o fato de ter ficado desativado por um longo período, e isso contribuiu para preservar a estrutura dos seus primeiros monumentos funerários. Ao adentrarmos no seu interior percebemos uma hegemonia artística contida nos túmulos instalados na alameda principal. Necessita-se continuar preservando este Campo Santo que expressa sentimentos profundos vinculados à perda dos entes queridos. Registra a memória daqueles que contribuíram para o crescimento da cidade de Batatais.
O Cemitério é uma instituirção cultural da sociedade ocidental. A preservação do seu patrimônio é uma das formas de legitimá-lo, assim como as atividades artísticas e culturais realizadas in loco.
+ 55 62 3225 5957 | + 55 62 996 143 427
E-mail: maelizia@terra.com.br