Cemitério São José
Maceió (Alagoas – AL)
Maceió (Alagoas – AL)
O povoado que deu origem à cidade de Maceió surgiu em um engenho de cana de açúcar por volta de 1609 – data de sua fundação. A localidade começou a crescer economicamente a partir do século XVII, quando o cultivo de cana começou a prosperar. Até hoje, esta agricultura possui enorme importância para o Estado, considerado como o segundo maior produtor do país.
No início do século XIX, em 1815, Maceió deixou de ser um simples povoado e recebeu o título de Vila. Com a prosperidade financeira, o governo resolveu transferir para lá a capital do Estado de Alagoas, que antes ficava em Marechal Deodoro.
Assim, em 1839, Maceió recebeu o título de capital ao mesmo tempo em que passava a ser considerada um município. Foi então que mudanças na estrutura da cidade começaram a ocorrer.
O Cemitério Municipal São José está afastado do centro da cidade, conforme era costume de época. Se encontra na Av. Siqueira Campos n.1625. Ele segue o modelo de planta padrão composto por quadras alinhadas e seqüenciadas. Percebe-se que ele passou por ampliações no transcorrer dos anos.
Trata-se de um cemitério popular onde a maioria das pessoas são cidadãos anônimos bem brasileiros: Jõao, Maria, José, Vitalina, etc. Enfim, cidadãos maceioenses.
Este cemitério convencional secularizado tem como particularidade adotar alguns modelos de jazigos que são reproduzidos por entre as quadras. A maioria deles contém carneiras altas. O setor dedicado às gavetas funerárias ocupa boa parte do cemitério.
O Cemitério é uma instituirção cultural da sociedade ocidental. A preservação do seu patrimônio é uma das formas de legitimá-lo, assim como as atividades artísticas e culturais realizadas in loco.
+ 55 62 3225 5957 | + 55 62 996 143 427
E-mail: maelizia@terra.com.br